Mais de 7 mil cristãos foram mortos na Nigéria em 2025, denuncia relatório

  • 15/08/2025
Mais de 7 mil cristãos foram mortos na Nigéria em 2025, denuncia relatório
Mais de 7 mil cristãos foram mortos na Nigéria em 2025, denuncia relatório (Foto: Reprodução)

Mais de 7 mil cristãos foram assassinados por extremistas islâmicos e terroristas fulani na Nigéria, desde o início de 2025, de acordo com um novo relatório da Sociedade Internacional para Liberdades Civis e Estado de Direito (Intersociety).

A organização, que defende os direitos humanos e é liderada pelo pesquisador cristão Emeka Umeagbalasi, relatou que pelo menos 7.087 cristãos foram massacrados, de 1º de janeiro a 10 de agosto, no país africano.

Além disso, 7.800 outros cristãos foram detidos e sequestrados devido a sua fé. "O massacre brutal de cerca de cristãos se traduziu em uma média de 30 mortes de cristãos por dia e mais de uma morte por hora", afirmou o relatório.

“Se estima que 35 cristãos também tenham sido sequestrados diariamente e cerca de dois por hora, nos últimos sete meses e dez dias de 2025”.

O documento da Intersociety alerta que a Nigéria está fornecendo um "refúgio seguro" para pelo menos 22 grupos terroristas islâmicos, muitos ligados ao Estado Islâmico, que planejam extinguir cristãos e religiosos tradicionais em todo o país.

A organização está acompanhando a perseguição na Nigéria desde 2010. "Temos seguido os padrões e tendências, e a situação está piorando", comentou o diretor Emeka Umeagbalasi, ao The Christian Post.

O relatório também estima que "185.009 nigerianos indefesos" foram mortos desde 2009, incluindo 125.009 cristãos e 60.000 muçulmanos liberais. 

Cerca de 19.100 igrejas foram destruídas nesse período, mais de 1.100 comunidades cristãs foram saqueadas e 600 líderes cristãos foram sequestrados, incluindo 250 padres católicos e 350 pastores.

Descaso do governo diante do genocídio

Para Emeka, o governo nigeriano é culpado por não proteger as comunidades cristãs e não punir os terroristas.

Ele defendeu que o Departamento de Estado dos Estados Unidos inclua novamente a Nigéria em sua lista de "Países de Preocupação Particular". A medida possibilita impor sanções ao país africano. 

Emeka Umeagbalasi também pediu aos líderes dos EUA, Europa e Canadá que proíbam os muçulmanos fulani e os principais líderes islâmicos de viajar para "esses países compatíveis e respeitadores da liberdade religiosa".

Apesar de observadores internacionais classificarem que o que está acontecendo com as comunidades cristãs na Nigéria como perseguição religiosa e genocídio, o governo nigeriano nega que a onda de violência seja um conflito religioso, mas apenas confrontos entre agricultores e pastores fulani.

A crise humanitária provocada pela violência de grupos terroristas continua se intensificando. Milhares de pessoas deslocadas estão refugiadas em escolas, igrejas e áreas abertas, enfrentando escassez de água potável, alimentos e atendimento médico.

A Nigéria ocupa o 7° lugar da Lista Mundial da Perseguição 2025 da Missão Portas Abertas.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/mais-de-7-mil-cristaos-foram-mortos-na-nigeria-em-2025-denuncia-relatorio.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes