Casais, há quanto tempo vocês não se procuram?

  • 05/09/2024
Casais, há quanto tempo vocês não se procuram?
Casais, há quanto tempo vocês não se procuram? (Foto: Reprodução)

Reclamação e lamento mais comuns do que você imagina. Tanto de casais que acabaram de iniciar um lar quanto de casais que estão juntos faz décadas. Às vezes, a reclamação é de um só: “Ele não me procura mais” ou “Ela não me procura faz muito tempo”. Outras vezes, o lamento é conjunto, os dois vêm se aconselhar e declaram: “Não nos procuramos mais, o que fazer?”

Casais que abandonam o erótico terminarão tendo problemas. A perda de interesse, vontade, prazer, numa das áreas essenciais do relacionamento trará consequências ruins, das mais variadas ordens, na vida do casal. O erótico faz parte fundamental de todo casamento.

E o que é “erótico”? Tudo que está relacionado ao desejo sexual e a sensualidade. Vem do grego “erótikos”, que significa “relativo ao amor”, que “provoca desejos”. Trata-se de um dos amores constantes na bíblia, neste caso, o amor “eros”. Portanto, não confunda, “erótico” não é a mesma coisa que “imoral”.

Na perspectiva bíblica, a expressão de “eros” encontra lugar no contexto do casamento. Pensar, desejar, imaginar minha esposa eroticamente é mais que permitido no plano de Deus, é bênção, é realização, é delícia, é paz, é completude, afinal, é na concretização das expressões eróticas que temos com o nosso cônjuge, que vivemos a plenitude de “dois feitos um”.

Se não há procura tem de ter preocupação, cuidado e busca por solução. Vários fatores podem estar provocando e causando o desinteresse. Uma compreensão incorreta. Problemas fisiológicos, hormonais. Crises emocionais. Desvios comportamentais. Pornografia. Entregar-se sem culpa as mais variadas tentações. Traição. Enfim, vários fatores e possibilidades, tanto simples e fáceis de resolver, como complexos e dramáticos na solução.

Permita-se achar pelo seu cônjuge. Queira ser achado, queira ser encontrada. Procurem-se! O amor eros no casamento é muito mais do que “apenas” um encontro físico, trata-se de encontrar e conhecer cada vez mais a alma daquela pessoa com a qual fizemos uma aliança pra sempre, trata-se da porção que Deus nos deu, trata-se de uma parte importantíssima na formação daquilo que chamamos de “pedacinho do céu”, nosso lar, nosso lugar secreto de paz, refúgio e realização.

 

Edmilson Ferreira Mendes é escritor, pastor, teólogo, observador da vida.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Expressão de liberdade

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/edmilson-ferreira-mendes/casais-ha-quanto-tempo-voces-nao-se-procuram.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes